Empreendedorismo

Qualidades de um bom negócio em tempos de crise

Veja quais são as principais qualidades de um bom negócio em tempos de crise, e faça sua opção de reduzir o risco e aumentar suas chances de sucesso.

 

Qualidade de um bom negócio em tempos de crise

Se você está pensando em abrir um negócio próprio em meio a um furacão, que é quebrado sobre a nossa economia, é importante conhecer as qualidades de um bom negócio em tempos de crise, pois isso reduzirá em muito suas chances de enfrentar os problemas.

A crise econômica está aqui, e fora o Governo, todos perceberam a dimensão do problema. Mesmo assim, sabemos que, mesmo em tempos de turbulência econômica, há excelentes oportunidades de negócios, que, em outras situações, pode não existir.

A este respeito, nós fizemos um resumo das principais qualidades de um bom negócio em tempos de crise, para ajudar você a escolher onde e quando investir.

São dicas simples sobre a gestão financeira, o risco de exposição e de análise de negócios que vai ajudar você a escolher o mais seguro e lucrativo. Confira abaixo.

 

Quais são as principais características de um bom negócio em tempos de crise

Abrir um negócio sempre envolve riscos e muito jogo de cintura, mas abrir uma empresa em tempos de turbulência na economia, leva-se o jogo para uma verdadeira “arte”, para uma nova dimensão.

Listamos abaixo as principais características de uma empresa, com chances de sucesso, mesmo em tempos de crise na economia:

  • Pouco capital inicial
  • Capital de giro baixo
  • Com baixo volume de estoques
  • De baixo valor agregado
  • Escalabilidade
  • Marketing de baixo custo
  • Liquidez imediata de máquinas e equipamentos

Vamos ver abaixo as razões para você dar preferência a opções de negócios com esse perfil.

 

Pouco capital inicial

Na atual situação da economia brasileira, cercado por dúvidas com relação ao futuro, investir uma alta quantia de dinheiro em um determinado negócio, pode ser arriscado e, em muitas situações, o empreendedor não tem mesmo essa quantidade de dinheiro.

Uma das principais características de um bom negócio em tempos de crise, especialmente para as pessoas que perderam seus empregos e decidiu empreender é manter o investimento inicial no nível mais baixo possível.

 

Capital de giro baixo

Esta é uma característica essencial para o seu futuro negócio, especialmente em um cenário de taxas de juros estratosféricas como estamos vivendo aqui no Brasil. Se depender de um capital de giro alto é abrir a porta para os problemas.

Para manter esse volume de dinheiro em níveis bem baixos, procurar trabalhar com fornecedores que oferecem boas condições de pagamento, justamente para não afetar o seu fluxo de caixa e expor a empresa a crises de liquidez.

 

Com baixo volume de estoques

Qualidades de um bom negócio em tempos de crise

Na mesma linha da fuga das altas taxas de juros, trabalhar com um produto que não exige a manutenção de altos níveis de estoque, para não ter de suportar os custos financeiros desses produtos estocados, tanto na fase de produção como na distribuição.

Tente usar fornecedores que oferecemos entrega rápida, de preferência no modelo Just-In-Time, apenas para não ter de pagar sozinho o custo de armazenamento.

Com as atuais taxas de juros, às vezes, o custo de logística é menor do que a taxa de juros praticada pelo mercado.

 

De baixo valor agregado

Para manter um bom fluxo de dinheiro que você precisa para ter o dinheiro na mão, é necessário vender muito e rápido. Portanto, dê preferência para as empresas em que o produto tem um baixo valor agregado, para ganhar volume de vendas.

Uma das características dos setores que estão sendo menos afetados pela crise atual, como a beleza, reparos e alimentos, é, precisamente, para trabalhar com produtos e serviços que não custam muito. O segredo do negócio é o Giro.

 

Escalabilidade

Outra característica de um bom negócio em tempos de crise é a escalabilidade, que é a capacidade de acelerar ou reduzir a produção facilmente, adaptando-se à demanda do mercado. O segredo é manter o ponto de equilíbrio do negócio no ponto mais baixo possível.

Uma das características das crises econômicas é a volatilidade da demanda. Assim, desvie de negócios que para se manter funcionando necessitam de uma produção, em um nível constante, isto é, que tem um ponto de equilíbrio muito sensível a variações de vendas.

 

Marketing de baixo custo

Outro macete para sobreviver em tempos de crise é anunciar um monte, mas isto pode ser muito caro, dependendo do canal que você usar. Portanto, definir uma estratégia de marketing de baixo custo é fundamental.

A melhor opção nesse caso é partir para o marketing digital, que, embora também tenha custos, estes são muito menores do que os de marketing convencionais. Redes sociais, por exemplo, dependendo do segmento, podem ser grandes aliados de venda têm um baixo custo.

 

Liquidez imediata de máquinas e equipamentos

Ninguém está a salvo de infortúnios, por isso, mesmo a chance de quebrar ou o fechamento de uma voluntária de negócio precisam ser levados em consideração e, neste caso, também podemos garantir um final, menos traumático.

Optar por empresas que, em caso de cessação de atividades, você tem uma boa liquidez para máquinas e equipamentos. Se você pode vender esses ativos com facilidade, você pode pagar com mais facilidade credores e ainda economizar dinheiro no final.

Agora que você já tem as principais orientações para identificar as principais qualidades de um bom negócio em tempos de crise, é apenas uma questão de muita pesquisa e análise a fim de escolher a que melhor se encaixa no seu perfil.

Mantenha-se atualizado sobre essa e outras dicas para abrir seu negócios próprio, assinando nosso Boletim Informativo.

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