Gestão

Indicadores de desempenho: apontando para o avanço de sua empresa

apontando-indicadoresVocê já ouviu falar em indicadores? Hoje vou te contar o que é esse instrumento de gestão e como ele é importante para sua empresa. Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das empresas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, a identificação dos avanços, as melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.

Porque indicadores são importantes para o meu negócio? O sistema de medição dos indicadores, definirá o desempenho de determinada empresa que terá um conjunto de indicadores previamente estabelecidos. Este conjunto de indicadores deve atender a demanda do negócio, analisando assim o alcance ou não das metas previstas.

E é por isso que medir os indicadores se torna tão importante, para que você, empresário, entenda o que está acontecendo na gestão de seu negócio, quais mudanças devem ser feitas e quais foram os impactos das mudanças que já foram realizadas.

Um dos objetivos dos indicadores é mensurar os resultados e gerir o desempenho do seu negócio, assim como também criar um embasamento para realizar uma análise crítica dos resultados obtidos e de todo processo de tomada de decisão.

Além disso, os indicadores contribuem para a melhoria contínua dos processos organizacionais, facilitam o planejamento e o controle do desempenho e viabilizam a análise comparativa do desempenho de sua empresa.

A questão central é descobrir quais são os indicadores de desempenho mais importantes para sua empresa para não perder tempo acompanhando os que são pouco relevantes.

Para elaborar seus indicadores, você precisa observar alguns elementos essenciais:

 

◦ Ter em mente uma Cadeia de Valor. Neste item, será apontado o conjunto de atividades desempenhadas por sua empresa, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final.

◦ Os indicadores devem contribuir de forma explícita para o cumprimento dos objetivos traçados por sua empresa;

◦ Devem estar intimamente relacionados às principais conclusões do processo de elaboração do Planejamento estratégico (pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças);

 

VEJA AQUI como fazer seu plano estratégico

 

◦ Devem medir performance e não atividade;

◦ Devem custar o mínimo possível e ter o máximo de justificativa possível;

◦ Devem ser simples e de preferência exigir pouca ou nenhuma explicação;

◦ Devem permitir fixação de metas e autonomia na obtenção das mesmas;

◦ A interpretação dos dados deve subsidiar o processo decisório.

 

Por fim, é seguro dizer que os indicadores tem o objetivo de extrair de dados e resultados o seu mais amplo significado, com a finalidade de apoiar o progresso empresarial e acompanhamento do planejamento estratégico, trazendo a curto ou longo prazo os resultados pretendidos.

E se você gostou desse artigo não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais. Seus amigos irão adorar as dicas de indicadores de desempenho nas empresas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.