Empreendedorismo

Crise? Eu ouvi, mas eu decidi não participar

Crise? Eu decidi não participar. Veja como essa afirmação pode levar você para percorrer um novo caminho em um cenário tão complicado como o que estamos vivendo hoje no Brasil.

Crise? Eu ouvi, mas eu decidi não participar.

Esta frase tornou-se famoso quando, durante a crise global de 2008 perguntou Sam Walton, fundador do Walmart, o que ele achava da crise. Sua resposta foi:

Crise? Eu ouvi, mas eu decidi não participar. ? Sam Walton

Para mim foi um dos mais inteligentes e motivador para todos os empresários que atualmente se depara com o caos que o Governo brasileiro introduziu na economia brasileira.

Mais do que inspiração, esta é uma postura que você assume, suas chances de sair vivo desta crise toda, vai ser muito maior. Eu digo ainda mais, sua chance de sair mais forte vai ser maior ainda.

Um sentimento comum que eu tenho notado em reuniões com empresários aqui no Brasil é o total de redução e até mesmo a apatia, derrotista. Este é o tipo de posicionamento que não ajuda em nada.

Outro momento que parece ser parte do ritual da crise seção é o lamento. Queixar-se sobre a crise, a queda das vendas e dificuldades no fechamento de novos negócios virou uma mania. Maldição do governo, um verdadeiro esporte nacional nos últimos tempos, é também parte do ritual.

A minha pergunta é: será que Isso resolve alguma coisa? Isso irá reverter a recessão/depressão hoje? Vai fazer as vendas bombarem no dia seguinte? Definitivamente não.

Enfrentando o problema de frente

O fato é que a crise econômica está aí e ao que tudo indica, veio para ficar por um longo tempo, então você adaptar-se ou morrer. É claro que a maioria das vezes isso não é tarefa fácil, mas é a única opção para salvar este verdadeiro caos.

Uma das características do empreendedor de sucesso é precisamente a sua capacidade de adaptação. Charles Darwin mostrou que a evolução das espécies deu-se precisamente no topo da capacidade de cada espécie para se adaptar às condições do ambiente em que viviam. No mundo dos negócios é a mesma regra.

Muitas empresas hoje estão no topo, se você tiver posicionado justamente em um momento de crise. O caso do Playmobil é um desses exemplos. Pressionado pela crise do petróleo, em 1978, revista em seu mix de produtos e deixou o lugar de um mero fabricante de cacarecos e brinquedos de plástico para a posição de um dos gigantes do segmento de brinquedos.

O que fazer?

Antes de você continuar lendo, desapegar-se de que a postura ?isso eu não posso fazer? e abrir a sua mente para sugestões. Para dizer que isso não vai funcionar é o posicionamento de simplista e não irá tirá-lo do atoleiro. Aceite as dificuldades como um desafio.

O primeiro passo é perguntar o que você pode mudar na sua empresa. Se você trabalha no setor industrial, e do seu produto não é vendido por um valor agregado alto, ou estar na lista de produtos supérfluos em tempos de crise, será que você não pode mudar a sua linha de produtos, aproveitando o equipamento que você já tem?

Se você decidiu não participar na crise, o primeiro passo é aceitar os novos desafios

Por que não pensar em uma linha de produtos de menor valor e maior aceitação no mercado. Outra linha de ação é avaliar se há uma forma mais barata de produzir o mesmo produto, mesmo se ele é remover alguns itens, sem no entanto, comprometer a qualidade.

Eu sei que esta proposta é complicado, mas com muito trabalho e pesquisa, você pode ser capaz de identificar os itens do produto, que em tempos de vacas gordas, eles criaram um diferencial muito bom, apesar de muito caro o preço final do produto, mas que, hoje, acabam impedindo a sua venda em função do alto custo.

Para ajudar nesse processo, eu recomendo a leitura de um livro que realmente mudou minha forma de pensar e analisar produtos e serviços. O nome é a Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar A Concorrência Irrelevante, W. Chan Kim e Renée Mauborgne.

Em que os autores analisam várias empresas que se reinventaram e seus produtos e serviços, criação de novos mercados e, muitas vezes, reduzir custos e aumentar a margem de lucro. Quer algo melhor que isso?

Soluções no mundo on-line

Uma ideia interessante para superar esses momentos de crise é investir no e-commerce, como uma maneira de cortar custos fixos das instalações físicas e de quebrar as barreiras geográficas do seu negócio.

A criação de uma loja virtual, é no segmento B2C ou B2B, pode ajudar muito na conquista de novos clientes na Internet. Criar novos canais de vendas: é sempre uma boa opção para alavancar as vendas, e no caso do e-commerce, o investimento pode ser bem reduzido.

  Leia o artigo o Quanto é Uma Loja Virtual

Outra vantagem deste tipo de canal de vendas em lugares que uma loja local não poderia alcançar, transformando o perfil do consumidor do local para o nacional. Uma das grandes vantagens do comércio eletrônico é quebrar as barreiras geográficas e isso significa mais clientes e receita.

Buscar novos mercados

Outra opção é sair em busca de novos mercados, ou mesmo no estrangeiro, uma velha estratégia dos empresários brasileiros em tempos de crise. Com a alta do dólar, muitos mercados tornaram-se extremamente competitivo para os produtos brasileiros e de exportação pode ser uma ótima solução.

Se a sua desculpa para entrar no segmento de exportação é a questão da Burrocracia brasileira, você pode optar por criar uma empresa no exterior, tais como, por exemplo, nos Estados Unidos e intermediação de vendas lá. Há empresas, como a UTILIZAÇÃO de Executar, cuidar de toda a parte da constituição da sociedade e de outras questões organizacionais para você.

Não ser blaming-se por ser a transferência de sua empresa para outro país. Essa história de fortalecimento da indústria nacional é muito bonitiperformance no discurso dos burocratas bolivariana atualmente no poder, mas, na prática, que você precisa para sobreviver.

  Leia o artigo Como criar Uma Empresa nos Estados Unidos

O fato é que a crise existe. Neste contexto, você tem basicamente duas opções. Ou está gemendo e ver seu negócio derreter enquanto você resmunga, ou então assume as rédeas do seu futuro e simplesmente se recusa a participar.

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