Empreendedorismo

Como perder o medo de abrir um negócio. Confira aqui!

Saiba como perder o medo de abrir um negócio próprio e liberar o seu caminho para o sucesso. Aprender sobre as várias barreiras psicológicas que você precisa para perder o medo em construir o seu próprio negócio.

 

Como perder o medo de abrir um negócio? Aqui estão algumas dicas infalíveis!

Para muitos empresários, perder o medo de abrir um negócio pode ser o único bloqueio que se interpõe entre eles e uma história de sucesso empresarial. O impasse é que esse bloqueio pode se tornar insuperável se você ter dificuldade em enfrentá-lo.

 

Qual a origem desse bloqueio?

É natural que você tenha medo de abrir um negócio, porque, afinal, esta é uma decisão muito pessoal e importante, e e se você tem uma família, ela envolve não só você, mas também os demais familiares.

Na maioria das vezes o medo de montar um negócio próprio vem, precisamente, do medo do daquilo que você não conhece ainda.

Ter uma certa dose de receio em abrir um negócio é natural inicialmente, diante da ansiedades e medo do novo quadro e situação a enfrentar. Você simplesmente não pode deixar esses medos se tornarem um impedimento entre você e suas iniciativas empresariais.

 

Faça uma auto-análise sincera

A primeira atitude para perder o medo de abrir um negócio é fazer analisar a si próprio. Ninguém melhor do que você para avaliar se esse medo de abrir um negócio é devido ao perigo inerente ao mercado ou de uma dúvida sobre sua aptidão de administrar o seu próprio negócio.

 

Fazer uma opção por um tipo de ramo para o qual você tenha maior entusiasmo

Se o medo de abrir um negócio próprio tem como uma de suas fontes, o medo do desconhecido, não faz sentido entrar em um tipo de negócio que você não conhece ou não tenha paixão, você concorda? Leve em conta que uma das finalidades de quem quer montar um negócio próprio é a realização pessoal.

Examine em detalhes mercado, consulte o Sebrae para ter orientações mais minuciosas e converse com outros empresários para certificar-se de que o tipo de negócio que você pensa começar é precisamente aquilo que você idealiza.

 

Falar com outros empresários

É importante buscar conhecimento e indicações, especialmente na fase de elaboração e montaagem de seu negócio.

Outra boa ideia é tentar ouvir os outros empresários que já possuem alguma experiência no ramo em que você pretende atuar. Procurar saber com eles como enfrentam as situações de dificuldades e inseguranças, e como eles reagem a estas situações.

Um monte de pessoas tem o medo de montar um negócio, porque eles desconhecerem a realidade diária de uma empresa, o que muitas vezes julgam isso como um entrave, e ao se depararem com a realidade, descobrem que tudo isso é superável.

 

Fazer um planejamento em detalhes

O planejamento é importantíssimo para qualquer modelo de empresa e seguramente é a mais poderosa ferramenta para eliminar o nosso medo de montar um negócio próprio. A fácil de compreender essa afirmação. Se você tiver o plano só na sua cabeça, é evidente que vai ser muito confuso.

Quando você faz um planejamento em detalhes de todo o projeto e imprime, você vai ter um documento na mão, e isso vai lhe dar mais clareza e segurança na tomada de decisões.

Além de ser uma parte fundamental de qualquer iniciativa empresarial, servirá de enorme apoio moral.

 

Envie sua ideia para amigos e familiares

Aqui estão algumas dicas de como perder o medo de abrir um negócio.

O primeiro passo é validar seu projeto de negócio. Às vezes, uma ideia parece excelente para quem criou, mas quando submetida a um processo de apreciação, não sobrevive às observações e resistências. Portanto, você deve avaliar e validar uma ideia para um negócio.

Desenvolva um modelo de seu produto ou serviço e coloque para julgamento dos amigos e da família. Após, é importante fazer esse mesmo teste com pessoas desconhecidas, para tomar sua busca mais imparcial.

Se o seu medo de abrir um negócio tem um forte grau de indecisão, saber como o público aceita seu produto ou ideia,  pode significar como um estímulo.

 

Errar é parte do processo de aprendizagem

Você deve saber que para chegar ao ponto onde você está hoje, passou por muita tentativa e erro, isso é inevitável. Assim é também no mundo dos negócios. Os erros fazem parte e não deve ser visto como uma falha definitiva.

Prefiro dizer que não existe erro ou acerto, fazemos escolhas que nos levam a um resultado. Esse resultado pode ser o esperado ou não.

Muitas pessoas têm medo de montar o seu próprio negócio, precisamente por causa do medo que alguma coisa dê errado no meio do percursoo. Se isso acontecer, pense nisso como a naturalmente, aprender com o erro e siga adiante, sem cometer o mesmo erro.

Agora que você já leu nossas dicas de como perder o medo de abrir um negócio, você vai enfrentar o desafio?

Mantenha-se atualizado sobre empreendedorismo, assinando nosso Boletim Informativo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.