Empreendedorismo

Como fazer uma pesquisa de mercado

Aqui está como fazer uma pesquisa de mercado para a sua empresa e aprender mais sobre o seu ambiente de negociação

Como fazer uma pesquisa de mercado

Saiba como fazer uma pesquisa de mercado é essencial para quem está a pensar criar um negócio próprio.

Uma pesquisa de mercado bem feita pode dar a qualquer empreendimento a descrição precisa de que tipo de novos produtos ou serviços podem lhe trazer lucro.

Para produtos e serviços já introduzidos no mercado, com uma pesquisa de mercado você pode ver claramente se a empresa está no caminho certo, atendendo as necessidades e expectativas de seus clientes.

Quando você procurar as respostas para perguntas específicas, descobrirá se é preciso mudar o design das suas embalagens, ou ajustar seus métodos de entrega, e até mesmo se deve considerar a oferta de serviços adicionais.

 

Não fazer uma pesquisa de mercado antes de iniciar o negócio ou durante o seu funcionamento é como o de pilotar um carro do Texas para Nova York, sem um mapa ou sinais de rua, diz William Bill do “Wealth Design Group LLC” em Houston.

Você tem que saber em que direção viajar e o quão rápido você deve ir. Um plano de pesquisa de mercado indica onde estão e quais são seus clientes. Ele também irão dizer-lhe quando eles estão mais propensos a comprar seus produtos ou usar seus serviços.

 

Quando você for fazer uma pesquisa de mercado, você pode usar os resultados para fazer o Plano de Negócios  ou de marketing, bem como medir o sucesso do seu planejamento atual.

É por isso que é importante fazer as perguntas certas, no momento certo, com as pessoas certas. Uma investigação mal feita pode levar seu negócio na direção errada e é exatamente o que você não quer fazer, estou certo?

Tem uma série de conceitos básicos sobre a pesquisa de mercado que podem ajudar você a começar a sua própria pesquisa e mostra alguns erros que você deve evitar sempre.

 

Tipos de Pesquisa de Mercado

Tipos de pesquisa de mercado

Aqui está como fazer uma pesquisa de mercado

Então, vamos a parte prática sobre como fazer uma pesquisa de mercado. Vamos ver quais são os modelos básicos de pesquisa de mercado:

 

Pesquisa Primária

O principal objetivo desta pesquisa é coletar informações sobre seus resultados de vendas e como são eficazes suas ações de marketing. A pesquisa também avalia o plano, seus concorrentes, buscando dar mais informações sobre suas ações e movimentos do mercado.

Os métodos de buscar informações a partir de uma pesquisa pode incluir o seguinte:

  • Entrevistas feitas por telefone ou através de visitas
  • A pesquisa pode ser realizada pelo site da empresa ou redes sociais
  • Questionários no ambiente físico da empresa
  • A pesquisa com grupos de consumidores ou clientes em potencial

Algumas questões importantes ainda pode ser incluídas na pesquisa, por exemplo:

  • Quais os fatores que você considera ao comprar este produto ou serviço?
  • O que você gostou e não gostou sobre os produtos ou serviços que já existem no mercado?
  • Quais as áreas que você poderia sugerir para melhorar a empresa?
  • Qual é o preço mais adequado para este produto ou serviço?

Pesquisa Secundária

O objetivo da pesquisa secundária é analisar os dados já publicados pelas principais instituições de pesquisa, como o IBGE e IBOPE, por exemplo. Com esses dados é possível identificar concorrentes, estabelecer referências e seguir alvos (target) e mais segmentados onde pode atuar.

Um desses segmentos é a parte da população que se encaixa no seu target demográfico. as pessoas com determinado estilo de vida, que exibem padrões de comportamento especial ou que se enquadram em um grupo etário específico.

 

O processo de recolha de informação

Como uma grande empresa não pode se dar ao luxo de não conhecer o seu mercado, um pequeno negócio não pode ter sucesso sem um bom entendimento de seus clientes, seus produtos e serviços e o seu desempenho de mercado.

A concorrência é, na maioria das vezes cruel e feroz, e sem os parâmetros da pesquisa de mercado, seus concorrentes tiram enorme vantagem sobre você.

Existem duas categorias distintas de coleta de informações: a quantitativa e a qualitativa.

 

Métodos quantitativos

Serviço de análise matemática com grande exemplo de dados. Os resultados dessas informações lança luz sobre as diferenças estatisticamente significativas.

Quer saber mais? Se você tem um site  acompanha seu desempenho o Google Analytics é um ótimo lugar para extrair dados quantitativos.

As informações que ele traz todos os dias, pode ajudar a determinar como os visitantes chegam ao seu site, quais palavras-chave em pesquisas são a maior parte das visitas, quanto tempo ficam os visitantes em seu site, quais páginas eles estão saindo e até mesmo que tipo de smartphone que eles acessam ao seu site.

 

Métodos qualitativos

Os métodos qualitativos vão ajudar a desenvolver e afinar a sua pesquisa quantitativa, como se você fosse sintonizar sobre os dados coletados anteriormente e para melhorar a sua interpretação.

Eles podem ajudar os empreendedores a entender os problemas que enfrentam e, em muitos casos, eles podem usar métodos de entrevista para aprender com as opiniões dos clientes e saber quais são seus valores e suas crenças. Geralmente, o tamanho da amostra na pesquisa qualitativa é pequeno.

 

Falhas de comercialização dos mais comuns

Muitos empreendedores iniciantes, com a falta de tempo e dinheiro, pode tomar alguns atalhos que mais tarde geram dor  de cabeça e o tiro fatal pode sair pela culatra. Aqui estão três armadilhas que você deve evitar a todo custo.

 

Usando apenas pesquisa secundária

Com base no trabalho e informações publicadas por terceiros, mesmo sendo de institutos de pesquisa competentes, eles não vão dar a você uma visão completa do problema.

Pode fazer um bom começo, mas as informações que você recebe da pesquisa (IBOPE, Nielsen, etc.) pode estar desatualizadas. Em tempos de mudanças muito rápidas, a pesquisa do ano passado já pode não refletir o momento atual.

Você pode perder detalhes importantes para o seu negócio, se você contar com essa categoria de investigação.

 

Utilizar apenas os recursos da Internet

Quando você faz uso dos motores de busca para reunir informações, você recebe apenas o que está disponível para todos e nem sempre as informações podem ser completamente precisas.

E se você não conhecer muito bem sua área (a maioria das vezes o empresário está apenas querendo saber mais sobre o seu mercado), você pode facilmente ser tomado para dar valor a tudo o que vem nas primeiras páginas.

Pesquisar usando Google, Bing ou outro mecanismo de busca é muito importante e deve ser feito sempre, mas a pesquisa mais profunda e se você quer ficar do dentro do seu orçamento, você deve consultar outras fontes para comparar as informações.

Algumas bibliotecas municipais, Universidades, centros de negócios como o CIESP e a FIESP, e em instituições como o Sebrae e a Endeavor são excelentes referências. Estes centros de negócios tem uma coleção grande, mesmo em seus sites e pode ser encontrado em quase qualquer hora do dia.

 

Fazer a pesquisa apenas com quem você conhece

Proprietários de pequenas empresas (e até algumas muito grandes), às vezes até mesmo por não dar muita importância, entrevistam apenas membros da família e colegas mais próximos, quando você está encarregando da pesquisa de mercado.

Sabemos, no entanto, que os amigos e a família, na maioria dos casos, não são as melhores opções, porque o seu feedback não será completamente livre e desapegado.

Para obter informes mais úteis e precisos para a sua pesquisa de mercado, você precisa falar com seus clientes (ou futuros clientes) sobre suas necessidades, desejos e expectativas.

Eu não estou dizendo que você não deve falar com os seus amigos e a sua família, apenas esteja ciente de que o retorno deles deve ser considerado apenas como opinião e não como uma pesquisa de mercado confiável.

Bem, agora que você já sabe como proceder numa pesquisa de mercado, você só precisa criar a sua e colocar a mão na massa. Fique informado informado assinando nosso Boletim Informativo. Vejo vocês em breve!

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