Empreendedorismo

Como Fazer Um Plano De Negócios

Como montar um plano de negócios

Como montar um plano de negócios

Ver como fazer um plano de negócios. Você vai ver o passo-a-passo para a elaboração de um plano de negócios e qual a sua importância para o sucesso de sua empresa. Confira aqui!

Como fazer um plano de negócios ? Confira o passo-a-passo aqui

Para você interessado em como fazer um plano de negócio, montar um passo-a-passo, explicando as principais etapas e como você deve estruturá-las.

Sabemos que milhares de brasileiros sonham montar o seu próprio negócio, e desenvolver um plano de negócios, é um dos primeiros passos para o sucesso.

Em um cenário de recessão como o atual, com milhões de pessoas perdendo seus empregos, o empreendedorismo tem ganhado ainda mais força no Brasil, e para o número de pequenas e médias empresas que não para de crescer.

O problema é que você não pode construir um negócio no entusiasmo do empreendedorismo. É preciso pensar e planejar cada etapa do projeto. Então, aprender como fazer um plano de negócios é muito importante para você.

O plano de negócios é importante justamente para que o empreendedor saiba exatamente o quanto investir e como você deve fazer isso de uma maneira a ser capaz de gerar um lucro. É como um planejamento, onde ele organiza as idéias para ver se são viáveis.

Para que possamos organizar esta atividade ainda melhor, vamos dividi-la em quatro itens:

  • Informações sobre a empresa
  • A análise das variáveis do mercado
  • Estratégia de Marketing e comercialização
  • Projeções financeiras

Vamos a eles então!

 

O passo-a-passo de como fazer um plano de negócios

Nosso primeiro passo no desafio de como escrever um plano de negócios é constituído de um detalhado aviso de algumas informações sobre a empresa. Confira os itens que devem ser incluídos nesta etapa.

 

Resumo executivo

Um plano de negócios clássico começa com a Síntese, onde você deve declarar o resumo das partes mais importantes do plano de negócio; dados dos empreendedores, a missão da empresa, o setor em que ele irá inserir a sua forma jurídica, o capital social, e qual será a fonte de recursos. Esta parte do seu plano de negócios deve ser feita apenas quando todos os outros estão completos.

 

Resumo dos principais pontos do seu plano de negócios

Neste tópico, é necessário escrever sobre como é o negócio, quais produtos ou serviços você vai oferecer para os seus clientes, qual será o seu público-alvo, o local onde a empresa irá se instalar, e quanto vai investir no mesmo, qual é o  faturamento mensal esperado e o tempo em que você espera obter um retorno sobre seu investimento.

 

Dados dos empreendedores e suas funções

Neste tópico, você deve colocar quais são as experiências dos empresários que vão fazer parte do negócio e quais são os papéis que cada um vai ficar responsável.

 

Dados da empresa

Neste item você deve colocar os principais dados civil da empresa como CNPJ, se já é registrado, a inscrição estadual e municipal, além de outros que você julga necessário.

 

Missão da empresa

Esta parte é muito importante, porque ele vai falar de uma forma mais detalhada o que é esperado do negócio e futuros empregados que irão fazer parte dela. A missão não é nada mais do que o papel que a empresa desempenhará, juntamente com a sociedade e a razão pela qual ela será criada.

Na hora de definir a missão da empresa, tenha em mente algumas perguntas, tais como: Quem é o meu consumidor?, Qual é a importância dele para a empresa? Vale a pena investigar a missão de outras empresas para se você ter uma base.

 

Setor de atividade da empresa

Neste tópico, você deve definir qual será o ramo de atividade de sua empresa e, consequentemente, saber em qual setor vai atuar. Alguns exemplos de setores: Indústria, Agricultura, Comércio e Prestação de Serviços.

 

Formatação jurídica

Esta parte do plano de negócios deve ser avaliada cuidadosamente, agora você deve definir qual a forma jurídica que ela se encaixa: Microempreendedor individual – MEI, Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Individual ou Sociedade Limitada.

 

Enquadramento fiscal

Escolha a sua forma jurídica é muito importante, porque a partir desta escolha, será possível ver como o simples nacional será calculado, que leva em conta o faturamento anual da empresa e está sujeito à aprovação da receita federal.

Nesta categoria, a empresa pode ser classificada em ME, com receita bruta superior ou igual a 360 mil, EPP, com um rendimento anual superior a 360 mil e menos de 3,6 milhões de reais. Há também o MEI, que é o modelo ideal para a empresa que faturar até 60 mil reais e possuir mais de um empregado.

 

Capital Social

O capital Social é um conjunto de ativos, tais como dinheiro, instrumentos e equipamentos, ou seja, tudo o que a empresa possui, de dinheiro para investimentos em infra-estrutura. É de extrema importância descrever cada um desses itens pertencentes à empresa, porque quando o planejamento financeiro é concluído, você vai saber com certeza qual o total de capital que deve ser investido.

 

Fonte de recursos para o empreendimento

Nesta última parte da primeira etapa de preparação de um plano de negócios, é necessário descrever o que vai ser ou quaise serão as fontes de recursos necessárias para a abertura da empresa, serão próprias ou obtidas pelo investimento, empréstimo ou participação de terceiros.

 

A segunda parte da preparação de um plano de negócios

Pontos que mudarão sua visão sobre plano de negócios

Pontos que mudarão sua visão sobre plano de negócios

Como escrever um plano de negócios

A segunda parte do nosso passo-a-passo de como fazer um plano de negócios sobre a análise de variáveis de mercado que afetam o empreendimento.

Uma etapa em que será necessário muita pesquisa, observação e o senso crítico para deixar o seu plano de negócios refletir com o máximo de fidelidade o ambiente onde você irá trabalhar.

Se você estiver interessado em saber como fazer um plano de negócios, deve ter notado que o primeiro passo não é tão difícil, concorda?

Na segunda parte do estudo do plano de negócios, será necessário realizar uma análise completa do mercado seguindo os seguintes tópicos.

 

Estudo do perfil dos clientes

É uma das fases cruciais na elaboração de seu plano de negócios, é necessário identificar as características do consumidor, tais como idade, sexo, trabalho, renda, se o negócio está direcionado para atender as empresas precisam verificar qual é o ramo das mesmas, que o ramo delas, há quanto tempo estão no mercado.

 

Análise da concorrência

Tão importante quanto saber a quem o seu produto vai atender, é saber quem são os concorrentes da empresa, para fazer essa parte do projeto, será necessário avaliar os pontos fracos e fortes de nossos principais concorrentes, como a qualidade de serviço, o preço cobrado e a localização.

Após você ter esses dados em mãos deve ser feita uma análise, levando-se em conta os seguintes pressupostos: é possível superar os concorrentes, o que vai ser o diferencial que a empresa terám em relação aos outros, o mercado oferece espaço para a concorrência.

 

Análise de fornecedores

Nesta etapa, você vai precisar avaliar as empresas que irão fornecer os materiais e matérias-primas necessários para a operação da empresa, o registro de cada uma destas empresas deve ser mantido bem atualizados.

Deve ser feito um trabalho de investigação para ter uma base de preços, prazos de entrega, garantias, qualidade e outros aspectos.

 

Estratégia de Marketing e comercialização

 

Um erro muito comum de quem está tentando aprender como fazer um plano de negócios é esquecer esta etapa. Na terceira parte do seu Plano de Negócios, você deve formular a sua estratégia de marketing, formação de preços e comercialização. Esta parte deve ser composta pelos seguintes itens:

 

Descrição de produtos e serviços

Neste tópico é necessário descrever em detalhes todos os produtos e serviços que serão oferecidos pelo futuro da empresa.

 

O valor dos produtos ou serviços

Neste item, você deve avaliar como o produto vai ser. Aqui o preço do produto deve ser calculado tendo em conta o valor gasto na produção, a mão de obra, e o quanto se pretende lucrar.

 

Formas de comercialização

Como os produtos vão chegar nas mãos do consumidor. É interessante mencionar os canais de distribuição e de processamento de pedidos de entrega.

 

Localização

Qual é o melhor endereço no qual a empresa será localizada. Uma loja, por exemplo, tem mais visibilidade no centro da cidade, uma indústria na maioria dos casos, é mais aceito em um bairro industrial. Defina estes parâmetros para ter uma ideia melhor.

 

Projeções financeiras

Na quarta etapa da elaboração de um plano de negócios, você deve definir os parâmetros operacionais e custos financeiros, tais como o número de empregados, o que você vai precisar, os problemas relacionados à logística e outros.

Na parte financeira, você deve detalhar os custos fixos e variáveis, o ponto de equilíbrio do negócio, o fluxo de caixa da empresa, objetivos de faturamento, período de retorno do investimento e outros indicadores financeiros que julgar necessário.

Para não correr o risco de cometar erros em termos de plano de negócios, nós encorajamos você a ler o artigo que recomendamos abaixo:

9 Passos para desenvolver um plano de ação para a sua empresa

Agora que você já sabe como fazer um plano de negócios, é hora de começar a coletar os dados, organizá-los e começar a dar forma ao seu futuro negócio. Mantenha-se atualizado assinando o nosso Boletim informativo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.