Finanças Gestão

COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA NA SUA EMPRESA

COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA NA SUA EMPRESA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não tem jeito, quem trabalha com vendas vai, em em algum grau , se defrontar-se com clientes que não pagam em dia ou apenas deixam de pagar pelas compras que efetuaram. Então você precisa saber como evitar a inadimplência na sua empresa.

Infelizmente essa é uma postura que preocupa bastante os empresários, uma vez que esses se vêem obrigados a gerar formas eficazes de evitar os atrasos no recebimento de contas e de assegurar, caso ocorram calotes, que a saúde financeira da empresa seja minimamente impactada.

Se você é dono de uma empresa e teme a inadimplência dos clientes, saiba que é possível adotar atitudes preventivas destinadas a evitar esta espécie de situação e ter o controle financeiro do seu negócio em suas mãos.

 

Como evitar a inadimplência na sua empresa:

 

Tenha um cadastro completo e atualizado de seus clientes

Saiba como evitar a inadimplência na sua empresa para que ela não se torne uma grande dificuldade para suas finanças, tenha um sistema completo que reúna todas as informações sobre os clientes, desde dados pessoais até o histórico de compras e pagamentos.

Dessa maneira é possível ver extensamente as práticas de consumo, e possíveis atrasos nos pagamentos, o que torna menos difícil rejeitar ou não algumas condições de pagamento.

 

Venda somente com nota fiscal

Por lei, o dono de qualquer estabelecimento comercial necessita emitir notas fiscais para que o valor seja declarado para cálculo dos impostos e para que os direitos dos consumidores sejam respeitados.

Além do mais, a nota fiscal protege igualmente que os direitos do vendedor estejam assegurados e possam ser reivindicados, caso seja preciso.

Elas, devem ser emitidas, de preferência com nome e CPF do adquirente, e servem como prova em caso de cobrança judicial.

 

Alerte o devedor antes que a dívida se acumule

Se houver atraso no pagamento, comunique ao cliente a ocorrência, de forma que ele não se sinta pressionado ou chateado com a abordagem, uma vez que uma postura agressiva e taxativa pode atrapalhar o pagamento da dívida pelo cliente.

Para favorecer a cobrança, estabeleça um procedimento, que pode ser da seguinte maneira:

  • envie um aviso para o meio de contato do cliente (e-mail, telefone, carta);
  • bloqueie futuras compras até que o compromisso seja pago ou justificado;
  • reúna as notas fiscais para o caso de ocorrer uma contestação judicial;
  • caso não haja resposta, envie uma segunda, terceira intimação, falando sobre a probabilidade de medidas mais enérgicas;
  • se o débito não for quitado, entre com a cobrança judicial.

 

Recompense os bons credores

Como maneira de evitar a inadimplência na sua empresa , ofereça recompensas para compradores que estão em dia com seus pagamentos.

Desse jeito, os clientes que costumam atrasar parcelas são capazes de se sentir estimulados a ter a mesma atitude.

Algumas formas de compensação são:

  1. brindes,
  2. cupons de desconto,
  3. acesso adiantado a novos produtos,  e
  4. abatimento cumulativo no programa de fidelidade.

 

Negocie as dívidas que for necessário

Muitos clientes inadimplentes precisam somente de uma oportunidade de acordo, uma vez que várias vezes eles se vêem atolados de dívidas e não podem pagar por causa de percda do emprego ou qualquer crise na vida particular ou familiar.

Nesse aspecto, é possível renegociar juros, prazos e outros valores para que o compromisso possa ser pago e ambas as partes saiam satisfeitas, já que o comerciante terá um retorno mínimo de seu produto ao invés de entrar numa batalha judicial muito desgastante.

Adotando essas atitudes, você reduzirá incrivelmente a inadimplência na sua empresa. Seja forte!

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