Empreendedorismo

Como avaliar e validar uma ideia de negócio

Veja como avaliar e validar uma ideia de negócio. Não é pelo fato de que você acredita que uma determinada ideia é genial que ela necessariamente o seja. É importante passar por um processo de validação da ideia antes de se jogar de corpo e alma em um projeto.

 

Como avaliar e validar uma ideia de negócio ? Ver um modelo simples e eficiente

Qual proprietário de empresa que nunca se questionou sobre como avaliar e validar uma ideia de negócio. Às vezes temos uma boa ideia de negócio e e aí surge a dúvida: será que isso tem possibilidades de ter sucesso? Como é que eu posso conferir se essa ideia de negócio pode dar certo?

A forma de como avaliar e validar uma ideia de negócio é a pergunta que surge imediatamente após aquele fenomenal insight, o fulgor de inteligência empreendedora, e as vezes está apenas na nossa cabeça, ou um rascunho no computador e a gente vai protelando, até que um dia percebe que alguém já colocou ela em prática e com muito êxito.

Quase sempre nós travamos porque a possibilidade de colocar essa ideia para o mercado parece alarmante ou de muito risco, mas isso pode ser corrigido adotando algumas providências simples e econômicas.

Se você validar sua ideia, ou seja, provar que tem valor além da folha de papel na qual ele está anotada, o passo a passo a seguir vai deixar este jogo muito mais tranquilo de se vencer.

 

Algumas dicas para avaliar e validar uma ideia de negócio

Para que você não fique na insegurança ou comece a um negócio sem futuro, por pura euforia, aqui estão alguns pontos a serem considerados quando você tiver uma possível gigante ideia de negócio.

 

Avaliar friamente a sua ideia

Roteiro para avaliar e validar uma ideia de negócio

Seguidamente, quando ouço falar em uma grande ideia pego meu celular, várias oportunidades, em minutos, vejo que o produto ou serviço ótimo existe, basta fazer uma pesquisa no Google.

Então, antes mesmo de se envolver mais a fundo nessa ideia, fazer uma pesquisa minuciosa para saber se alguém já pensou em fazer isso antes. Mesmo assim, não abandone de imediato.

Sempre é provável ser possível aperfeiçoar algo já existente ou adicionar valor de uma forma de torná-lo diferente e muito melhor em relação ao que já está disponível. Será que o público e prováveis consumidores estão contentes com o que é ofertado no momento atual?

Se o seu projeto pode ser algo que preencha essa necessidade do mercado, então passe para a fase seguinte.

 

Procure um parecer

Fale com outras pessoas sobre a sua ideia, para ver o que elas pensam, especialmente as pessoas em que você acredita e que tenham reconhecido sucesso nos seus negócios. Nesta etapa, o que verdadeiramente você precisa é um feedback sincero e não aprovação total só para agradar.

Uma vez ouvidas as opiniões, qual foram as opiniões? As pessoas aprovaram, acreditam que tem chances de êxito, ou você é o único sobre a face da terra que julga ela boa? Se este for o caso, talvez seja melhor voltar a avaliar.

 

Construaum MPV

Se a ideia demonstra ser atraente e passou no teste de avaliação, agora é a hora de construção de um MPV – Mínimo Produto Viável, para ver se esse é o produto que você deseja e se muitas pessoas vão realmente querer comprar.

Produza um protótipo que seja o mais semelhante do produto ou serviço que deseja oferecer e vá testando em situações reais de consumo.

Se o seu MPV passar pelo teste de uso com você e outras pessoas, vá em frente, mas se demonstrar um fiasco, acabe por aqui.

 

Comece a construir a sua identidade

Se tudo estava bem com as provas de sua MPV e tudo indica que você está diante de uma ideia vencedora, é hora, então, de arregaçar as mangas.

Em um mundo acelerado em que vivemos, uma ideia hoje considerada ótima, pode se tornar ultrapassada por completo, em pouquíssimo tempo. Por isso é necessário agir rápidamente.

Neste momento, alguns empresários ficam receosos que expor sua ideia para que o mercado, alguém possa furtar ou repassa-la para outros.

Essa preocupação tem sentido, especialmente no Brasil, onde, lamentavelmente, a ética é desprezada por  alguns os profissionais. Não é generalizada, mas você sabe muito bem do que estou falando.

Se a sua ideia é baseada em uma nova tecnologia, o primeiro passo é proteger sua propriedade, adotando as medidas legais cabíveis ao caso, como o registro de marcas e patentes, para evitar a imitação ou falsificação.

Logo a seguir, comece a dar forma a sua marca com um nome chamativo e de alto poder de divulgação. Saia da sua zona de conforto e comece a criar o diferencial de seu produto ou serviço, pelo oportuno nome.

Agora, registre o domínio do site de seu produto ou serviço e garanta a propriedade de endereço digital. Faça o mesmo nas redes sociais, criando perfis identificados com a sua marca para depois não passar pela situação desagradável de constatar que o perfil já está sendo usado por terceiros.

 

Crie um plano de conquista de clientes

Entra aqui um paradoxo que muita gente pode até estranhar. Antes mesmo de criar um plano de negócios e detalhar minuciosamente o projeto,elabore um plano básico de aquisição de clientes. Ficando que o plano de negócios para uma próxima etapa.

Essa providência é importante até mesmo para termos uma ideia de quanto será necessário investir para a divulgação da empresa, um elemento fundamental para a estrutura de custos nos dias de hoje.

Você pode ter o mais elaborado plano de negócios do mundo, mas sem clientes, o seu negócio não é nada. ´Fundamental ter  estratégia e plano de marketing para o sucesso do empreendimento, inclusive para atrair investidores para financiar a sua empresa, ou parceiros de negócios.

Não se iluda com a história de que não faltarão clientes para uma boa ideia. Se ela não pode ser percebida como um bom produto ou serviço, será muito difícil ter sucesso com o negócio.

Se você estava em dúvida sobre como avaliar e validar uma ideia de negócio, fica aqui a dica. Da próxima vez que um lampejo de genialidade aparece, você já sabe qual é o caminho.

Mantenha-se atualizado assinando o nosso Boletim Informativo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.