Gestão

Como Administrar seu Tempo em 4 Passos

gestao de tempoVocê sabe como funciona ou o que é gestão de tempo? Gerir o tempo é saber usá-lo para realizar as atividades que você considera prioritárias, profissional ou pessoalmente. Gestão de tempo é a peça fundamental para que toda engrenagem de seu negócio funcione bem e seja produtivo.

Por isso falamos que quem administra o seu tempo, aumenta sua produtividade. Ser produtivo é fazer aquilo que consideramos importante e prioritário com a menor quantidade de recursos possíveis e com maior lucratividade.

Mas você deve estar se questionando: quanto tempo é necessário para gerar resultados concretos? A gestão de tempo impacta diretamente no desenvolvimento do trabalho e consequentemente maximiza a sua produtividade e melhora o seu resultado. Ou seja, quanto mais você administrar o seu tempo e suas prioridades, mais rápido conseguirá ver os resultados esperados.

Para mostrar a importância de saber administrar o tempo, veja e faça essa reflexão que nos questiona quanto vale o tempo:

  • Para entender o valor de um ano, pergunte ao estudante que foi reprovado
  • Para entender o valor de um mês, pergunte a uma mãe que teve seu bebê prematuro
  • Para entender o valor de uma semana, pergunte a um editor de um jornal semanal
  • Para entender o valor de uma hora, pergunte aos amantes que estão loucos para se ver
  • Para entender o valor de um minuto, pergunte a alguém que perdeu o trem, o ônibus ou o avião
  • Para entender o valor de um segundo, pergunte ao sobrevivente de um acidente
  • Para entender o valor de um milésimo de segundo, pergunte a alguém que ganhou a medalha de prata nos jogos olímpicos

 

Podemos afirmar então que quem administra seu tempo o coloca sob controle, quem não o faz é por ele dominado pois acaba fazendo as coisas ao sabor das pressões do momento e não na ordem e momento que desejaria. Não acredite no mito de que quem administra seu tempo se torna escravo dele, É MITO.

Esse mito se alimenta do fato de que muitas pessoas que tentam administrar seu tempo acreditam (pelo menos no início) que é possível programar 100% do seu tempo. Administrar o tempo, para elas, é como vestir uma camisa de força e não mais tirá-la. Porém a verdade é que administrar o tempo não é programar a vida nos mínimos detalhes: é adquirir controle sobre ele.

Outro mito utilizado frequentemente é o de que só se trabalha melhor ou se produz mais sob pressão. Esse é um mito criado para racionalizar a preguiça, a indecisão, a tendência a procrastinação – adiamento de uma ação.

Vamos supor que você implantou o esquema de administração de tempo em sua empresa e você começa ver os primeiros resultados, porém ainda há algo dificultando o andamento das atividades. Você está administrando sua vida pessoal também? É muito importante que vida pessoal e profissional estejam em equilíbrio para o bom andamento de toda engrenagem.

Você acha que é impossível conciliar essas duas coisas? O impossível é apenas um estado mental que impede à pessoa de acreditar no seu real potencial. E para te mostrar como isso é possível assista ao vídeo:

 

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Normalmente damos um jeito de fazer aquilo que queremos fazer não é mesmo? Mas esta afirmação não diz tudo. Não basta simplesmente querer ter tempo para ter tempo. É preciso também querer o meio indispensável de obter mais tempo – e esse meio é a administração do tempo.

A gestão do tempo consiste no ato de registrar, acompanhar e incrementar a utilização do tempo de um indivíduo. Para uma boa gestão de tempo é necessário:

– entender como você organiza seu tempo hoje

– conhecer o tipo de problema que confrontamos

– identificar as fontes desse problema

– definir o método de utilização do tempo

 

Mas como controlamos melhor o nosso tempo?

 

O primeiro passo é mensurar até onde você consegue controlar o seu tempo disponível atualmente. Enquanto profissional, a gestão de tempo otimiza o planejamento de atividades, visto que, ao listar e visualizar o que tem que ser feito torna-se possível controlar melhor as demandas e cumprir horários e prazos com sucesso.

Além disso a gestão de tempo possibilita antecipar atividades, definir seu grau de importância dessas atividades, focar esforços com maior efetividade, gerenciar melhor o estresse, reagir com maior prontidão a eventos inesperados e aproveitar melhor o tempo para o desenvolvimento pessoal como cursos e treinamentos.

Comece criando uma lista de todas tarefas que você precisa realizar e consequentemente ordene-as por prioridades. Você já conhece o sistema de prioridades ABC?

Prioridade A: É aquela tarefa que precisa ser feita imediatamente pois é de importância critica

Prioridade B: É aquela tarefa que é importante mas que não precisa ser feita imediatamente. É importante mas menos sensível ao prazo

Prioridade C: É aquela que não existe urgência mas que deve ser feita

 

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