Gestão

9 Passos para Desenvolver um Plano de Ação para sua Empresa

plano-de-acao1Realizar metas e objetivos, alcançar grandes resultados, ser referência para os clientes. Qual empresa não deseja tudo isso atualmente? Esses elementos são desejados por todo profissional que busca sucesso. Para conseguir tudo isso, no entanto, é necessário planejar todos os passos e ter disciplina para cumpri-los.

Sendo assim, é de extrema importância para os empresários que elaborem um plano de ação, que é uma forma de separar as etapas de elaboração da execução, obtendo um estudo mais detalhado de todas as atividades necessárias para atingir o objetivo da empresa.

Mas afinal, você sabe o que é e como fazer um plano de ação? Essa é uma ferramenta que permite que todas as decisões sejam tomadas antes mesmo de colocadas em prática, garantindo mais assertividade e correção prévia de eventuais problemas.

No plano de ação estarão consolidadas todas as informações sobre o objetivo desejado pela empresa, desde as atividades para concretizá-lo, quanto os recursos físicos, monetários e humanos necessários.

Dessa forma, o plano de ação é muito indicado para alcançar soluções a curto prazo, mas nada impede de ser utilizada também em outras circunstâncias. Cabe ressaltar que o plano de ação pode ser desenvolvido em micro e pequenas empresas até grandes organizações.

O plano de ação possibilita que o empresário siga uma sequência de tarefas mais claras e lógicas previamente delimitadas, o que leva à concretização dos objetivos de forma mais rápida e prática. A sua efetividade é explicada principalmente porque considera as condições internas e externas ao indivíduo ou à empresa para montar estratégias adequadas a serem desempenhadas em determinado período de tempo.

 

Deseja desenvolver um Plano de Ação para sua empresa? Aqui estão os 9 Passos para Desenvolver um Plano de Ação:

 

1 Expressar a sua solução através de uma série de metas

Tendo concordado com a solução de um problema específico dentro de sua empresa, primeiro você precisa definir  soluções em termos de metas e objetivos. Por exemplo, cada meta pode ser expressa da seguinte forma: “Para nós, precisaríamos …”. Registre cada meta em uma folha de papel.



2 Gere uma lista de ações para cada meta

Use o compartilhamento de ideias para criar uma lista de ações para atingir um objetivo específico e registrar essas abaixo da meta. Organizar esta lista de ações sugeridas em ordem sequencial e de acordo com as prioridades a serem excutadas.



3 Prepare um cronograma

Tudo começa com um ponto no tempo chamado “hoje” e termina com um ponto rotulado como “objetivo alcançado”. Sendo assim, construa uma linha do tempo em que você atribua as datas em que pretende concluir cada uma das ações sequenciais listadas em um objetivo particular. É importante que você comece direito a sequência de tempo se você está pretende chegar ao “objetivo alcançado” eficazmente.



4 Distribua devidamente os recursos
Finanças, estrutura física e recursos humanos devem ser atribuídos a cada etapa da ação. Se os recursos são limitados, ou aquém das necessidades em qualquer fase, pode ser necessário voltar a uma etapa anterior e rever o plano de ação.

5 Identificar possíveis problemas

Considere todas as coisas que poderiam dar errado no processo de alcançar um objetivo em particular. Liste esses problemas e identifique as causas e ações adequadas para resolvê-los. Se necessário, essas ações podem precisar ser adicionadas aos pontos apropriados na linha do tempo.

6 Desenvolver estratégias para acompanhamento da evolução

Liste de forma em que o progresso do plano de ação possa ser monitorada. Estas fases de monitoramento também devem ser incluídas no cronograma.

7 Atribuir tarefas

Tome um ponto na linha do tempo de cada vez e pergunte: “Quem vai fazer o que, na data prevista, para trazer a ação especificada? Distribua essas tarefas a indivíduos ou equipes adequadas.



8 Estimativa de custos

Dê atenção a todas as despesas necessárias para completar a tarefa. Todos os custos terão de ser levados em conta na elaboração de um orçamento. Se os recursos não estão disponíveis, as tarefas terão de ser revistas e, onde necessário, refeitas ou eliminadas.

9 Implemente o plano

Traduzir todas as suas informações para uma cópia clara, listando as ações necessárias, as pessoas responsáveis por uma tarefa específica, e quando essa tarefa deve ser concluída. Tendo já concluído o plano de ação em termos específicos, essas informações podem ser disponibilizadas a todos os envolvidos, para que assim vejam como o esforço de uma equipe movimenta a sua empresa.

 

Um dos métodos mais utilizados para organizar e colocar em prática um Plano de Ações é o sistema 5W2H, que permite fazer um mapeamento detalhado de todas as suas atividades do início até o alcance de sua meta.

 

Veja AQUI como implantar o 5W2H em sua empresa 

 

Com esta ferramenta é possível organizar um plano de ações e elencar as principais informações para planejar, com assertividade, o passo a passo de sua carreira. E você, já adotou um plano de ação? Essa ferramenta foi benéfica para você? Conte-nos mais sobre a sua experiência nos comentários!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.