Marketing

6 Passos Para um Bom Negócio na Internet

Graças ao avanço da tecnologia e a era da internet, atualmente as pessoas têm acesso à informação quando e onde estiverem, via computadores, tablets ou celulares.

 – Mas afinal, a internet auxilia ou atrapalha os negócios de uma empresa?

business

As redes sociais podem ser grandes influenciadores para a imagem de seus negócios. Os comentários e recomendações de consumidores de uma empresa muitas vezes passam mais confiança e credibilidade do que relatos de chefes e diretores.

Através de canais online de comunicação e redes sociais, clientes satisfeitos com seu negócio e com os benefícios obtidos com seu negócio provavelmente irão elogiar a empresa e publicar comentários positivos de suas experiências. Isso efetivamente traz novos consumidores e auxilia a empresa a construir um relacionamento com seus clientes e potenciais clientes.

Entretanto, é necessário que se tenha cuidado! Da mesma forma que a internet e as redes sociais podem funcionar de forma positiva quando uma empresa tem clientes satisfeitos, os clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação online da sua empresa caso tenham sido impactados negativamente com seus produtos ou serviços.

E para que isso não aconteça, é necessário ter um bom plano de marketing digital. Este plano terá como base a integração dos diversos canais disponíveis, tanto no marketing digital como também no marketing convencional, e para isso é necessário entender a função de cada canal em seu ambiente para poder criar a ponte entre um e outro.

A função do marketing digital é oferecer interatividade entre o cliente e o produto, deixando o cliente à vontade para elogiar ou criticar o produto. Como resultado imediato, você obtém uma grande redução de custos. Além disso, transforma as vendas ou os serviços oferecidos em ações rápidas e mais dinâmicas, e uma maior facilidade de se ter informações sobre o produto ou serviço.

Já a principal característica do marketing convencional é agir por meio de uma comunicação direta, já que o seu relacionamento com o cliente é direcionado. Nesse caso, o produto espera pelo consumidor, estando disponível em um espaço físico para que o consumidor o procure. A questão aqui é o uso de meios de propaganda tradicional, para que o cliente se interesse em comprar o produto, tais como rádios, jornais, revistas etc.

TABLET

O primeiro passo para a criação de um plano de marketing digital é definir muito claramente seus objetivos e orçamento disponível. Sem isso você estará simplesmente jogando dinheiro fora em suas ações de marketing online. Além disso, é preciso identificar claramente seu público alvo, canais utilizados, padrões de utilização e outras características, para então poder desenvolver uma estratégia de marketing online realista e que surta efeito de verdade.

O marketing digital para pequenas empresas abre portas para um mundo novo de oportunidades de negócios e a conquista de novos mercados que por uma questão até mesmo de logística, o marketing convencional não consegue atingir.

São essas as oportunidades que tem levado cada vez mais, pequenos e médios empresários a buscarem as técnicas e ferramentas do marketing  online para divulgação de suas empresas na Internet.

O cenário do marketing digital para pequenas empresas é promissor, mas infelizmente alguns empresários ainda resistem à ideia de criar uma presença sólida na Internet, mas essa resistência  pode acabar se transformando em um grande diferencial para a sua própria empresa.

Se você tem uma empresa e deseja alavancar seus negócios no meio online, é imprescindível entender os seguintes pontos que ressaltamos hoje sobre o marketing digital:

 

1 Engajamento dos clientes através das redes sociais

É possível conquistar novos clientes através de canais de redes sociais, pois elas permitem uma grande interação da empresa com seus clientes, o que é ótimo para criar um relacionamento a longo prazo. Entretanto é importante lembrar que deve-se fornecer conteúdo de qualidade e de interesse dos clientes, para não se tornar chato e irritar seus seguidores.

2 Quanto mais engajamento, melhor!

É necessário utilizar as redes sociais para aumentar a credibilidade de sua empresa, oferecendo conteúdo relevante para seu público. Muitas empresas não fazem isso, só querem vender seu peixe, o que é extremamente chato e irritante para leitores.

Procure criar conteúdo  interessante, dinâmico e que estimule a participação dos seus leitores através de comentários, conversas, curtidas e compartilhamentos deste conteúdo. Desta maneira não somente sua empresa estará aumentando sua presença no mundo online como aumentará sua credibilidade e fixará a marca na cabeça de seus seguidores!

Além disso, as redes sociais não demandam grandes investimentos e podem gerar um aumento de tráfego para seu site! Mantenha os clientes informados de seus descontos, promoções e novidades da empresa. Ofereça cupons de promoções online para atrair clientes para sua loja física e estimular a participação de clientes, tanto no meio online quanto no offline!

 

3 Saia na frente da concorrência!

A cada dia que passa empresários têm percebido a importância do meio digital e direcionado grandes investimentos para desenvolver ações de marketing que envolvem redes sociais e outras formas de divulgação de produtos e serviços online.

Esta é a razão pela qual grandes empresas aumentam a competitividade do mercado, saindo na frente daqueles que estão despreparados e (ainda) não apostam suas fichas no meio online.

O que muitos não sabem é que as possibilidades de se trabalhar o marketing digital são infinitas e permitem que pequenas empresas, com poucos investimentos, consigam entrar na corrida com grandes empresas.

 

4 Ultrapasse barreiras!

É importante entender que marketing digital não se aplica somente ao seu site. Para fazer seu negócio decolar você precisa de uma estratégia real e que possa ser posta em prática com os recursos disponíveis, que coloque em primeiro lugar alcançar os clientes potenciais e utilizar todas as ferramentas possíveis para torná-los fiéis clientes de sua empresa, engajados e defensores de sua marca.

 

5 Reputação do seu negócio é a chave de ouro!

Uma boa reputação é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Sem a confiança dos clientes nenhuma empresa sobreviverá no mercado competitivo que existe atualmente, pois é notável que, ao longo dos últimos anos, a reputação online das empresas tem se tornado algo cada vez mais importante.

Uma boa reputação com indicações de clientes satisfeitos ajuda a empresa a se diferenciar dos seus competidores e concorrer com grandes empresas no mercado. Quer saber como construir uma boa reputação online? Garanta que sua empresa se comunique frequentemente com seus clientes, seja através de e-mail marketing, redes sociais ou outros meios online e que os desejos e necessidades dos clientes sejam sempre atendidos da forma mais rápida e eficiente possível!

 

6 Marketing digital para pequenas empresas

É cada vez maior a busca por soluções de marketing digital para pequenas empresas nos dias de hoje. Não é para menos. O mercado do marketing online não se restringe aos usuários de computadores, pois os dispositivos móveis como smartphones e tablets já possuem 58 milhões de usuários acessando a Internet através deles.

A aplicação ou não de estratégias de marketing digital para pequenas empresas não é mais uma questão de opção e sim uma imposição do mercado. Da mesma forma que a empresa ter ou não um site já é discussão passada, estar ou não presente no ambiente do marketing online também já é uma questão de sobrevivência.

 

Em um mundo cada vez mais conectado, ignorar os canais digitais é jogar fora um público que atualmente realmente faz toda a diferença. Com a convergência digital, querendo ao não todos estão, de alguma forma conectados, seja em seus computadores, smartphones, tablets ou vídeo games. É inevitável. A Internet está por toda parte.

E o marketing digital para pequenas empresas já é uma realidade no Brasil e está mais próximo do seu alcance do que você imagina. Ignorar esse novo componente do mundo negocial pode custar muito cara aos seus negócios.

Então mantenha-se atualizado sobre marketing digital, mídias sociais aqui no site Cesar Feix Consultoria, e se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, eles irão adorar as dicas!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.