Finanças

10 dicas para manter o controle financeiro pessoal

Economizar tem se tornando um grande desafio no dia a dia de milhares de pessoas, não é mesmo? Você também está tentando economizar mas está com dificuldades de controlar as finanças pessoais? Não se preocupe, não é só você. Economizar é uma tarefa que exige disciplina e que varia conforme os hábitos de cada indivíduo. E para te ajudar elaboramos uma lista com 10 dicas práticas para você economizar no seu dia a dia e comprar aquele cafezinho sem culpa, confere:

 

1 De olho nas mensalidades

Você já deve ter escutado que para economizar é necessário manter apenas os gastos mais importantes e cortar aqueles que você pode eliminar, os que não são de extrema importância. Mas você já pensou que este é o caminho mais rápido para frustações diárias, e que analisar os seus gastos visíveis em um primeiro momento é o mais importante?

Vou te ajudar, vejamos: você tem tempo para assistir a todos canais de tv pago que possui? Esse plano de celular é o melhor para você? Tem outra forma além de ônibus para você ir ao serviço? Quanto custam os serviços do seu banco? Ao analisar todas essas mensalidades você verá que o seu cafezinho diário não é um gasto tão supérfluo quanto você acha.

 

2 Saiba o que comprar

Quem nunca foi ao supermercado com fome e acabou comprando coisas desnecessárias? A solução para isso é planejar. O que você vai fazer no jantar de hoje? O que irá precisar para a semana? Monte o cardápio da semana e faça uma lista antes de ir ao supermercado.

Isso evita que você compre coisas supérfluas e em quantidade desnecessárias, o que acabaria estragando em sua geladeira. Essa dica também serve para os shoppings, planeje o que você irá comprar e quanto tem a intenção de gastar antes de ir.

Faça uma planilha de controle financeiro pessoal, ela irá te ajudar a controlar os gastos e vai possibilitar a visualização de todos os seus gastos mensais, tanto os fixos quanto os supérfluos.

lista-supermercado

 

 

3 Seja criativa

Você é uma daquelas pessoas que só compra por marcas? Permita-se experimentar novas marcas, substitua ingredientes acima do valor por alguns mais em conta. Você conhece ou já foi a uma feira? Conheça novos lugares, marcas, ingredientes e veja a economia em pequenos detalhes. Controlar suas finanças pessoais pode ser mais fácil do que você imagina.

 

4 Faça uma prestação de você mesma

A matemática é simples, para ficar no azul e manter as finanças saudáveis a porcentagem é dividida da seguinte forma: 50% em gastos fixos (aluguel, mensalidades, faturas …), 20% para gastos supérfluos (balada, cinema, e etc), 10% para gastos emergenciais e os 20% restantes para ECONOMIZAR.

Acha difícil visualizar esse último percentual e não gasta-lo? Volto a repetir, crie uma prestação imaginária de você mesma!

 

5 Evite parcelas

A forma mais rápida de se enrolar financeiramente é perder as contas de quantas prestações você tem no momento ou em quantas lojas você comprou e parcelou. Então a dica é, por mais que você assuste-se com o gasto imediato, é mais fácil você se policiar com os pagamentos à vista, o que também tem suas vantagens. Querer um produto e economizar até poder compra-lo pode fazer com que o desejo de compra desapareça. Além disso, podem surgir outras alternativas ou até mesmo o produto pode entrar em promoção.

pagamento avista -

 

6 Aprenda dizer não

Acha difícil recusar um convite dos amigos para um festa de final de semana? Programe-se para não gastar. Programe uma maratona de series, filmes, estudos ou prepare um jantarzinho para você e seu namorado em casa mesmo. O segredo é tornar a sua “não-saída” em um programa econômico mas que não deixe de ser divertido.

 

 

7 Conquiste aliados

Não pense que é apenas você que está tentando economizar. Seus amigos não precisam ser inimigos de suas finanças, eles podem te ajudar. Não se torture por não ir ao jantar com os amigos, se quiser ir imponha-se a condição de gastar até determinado valor ou proponha a seus amigos alternativas mais econômicas.

Ou ainda, que tal cada um trazer algo e se reunir em sua casa? Você pode se surpreender com a quantidade de amigos que também está tentando economizar e manter o controle financeiro pessoal.

jantar amigos

 

 

8 Se desafie

Nem todo mundo consegue, mas esta é uma forma divertida de você se desafiar e analisar seus resultados frequentemente.  Determine um período de tempo e corte os gastos nesse tempo estipulado. Pode ser fazer o trajeto que você fazia de carro a pé, trocar o almoço por viandas ou qualquer outro hábito seu que te desafie a mudar. Além de economizar, talvez você pegue gosto.

 

 

9 Evite usar seu cartão

Você é uma daquelas pessoas que não pode ver um produto em uma janelinha com 20 % de desconto que já puxa o seu cartão e faz a compra? Tome cuidado! Pois
o arrependimento vem na velocidade de um trem. Congele seu cartão de crédito no freezer dentro de um potinho com água, se o esforço em degelar for maior do que a vontade de comprar, talvez você não deva mesmo comprar essa mercadoria.

como-evitar-fraudes-nos-cartoes-de-credito

 

10 Deixe seu objetivo visível

Se você vem economizando com um objetivo específico, como sua formatura, seu casamento ou até mesmo uma viagem dos sonhos, tente tornar essa meta visível ao seu redor. Vale fotos em um mural, na geladeira, na proteção de tela do celular e até mesmo recadinhos para si mesmo com post-its: “Atenção: formatura”.

Assim a motivação para alcançar tal meta se multiplicará e as chances de você conseguir realiza-la logo são maiores. E agora vamos colocar em prática esse manual prático para cortar gastos e manter suas finanças pessoais sob controle?

 

 

E se você gostou deste artigo compartilhe em suas redes sociais. Seus amigos irão adorar as dicas! Não deixe de conferir também nosso canal no Youtube. Estamos preparando vídeos com conteúdo exclusivo para você organizar suas finanças e ficar por dentro de todas as novidades.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.